Hoje falo-vos de mais uma vertente do design também fascinante: o Design de produto/Design de embalagem.
Às vezes estamos já tão habituados aos produtos de uso diário, que não dispensamos um bocadinho de tempo a observar , apreciar e valorizar a sua importância e como facilitam a nossa vida.
Se pensarmos bem, tudo começou pela necessidade.
De armazenar, transportar, manter…e é engraçado porque na História encontramos vários exemplos disso.
[A palavra embalagem está relacionada com invólucro, embrulho, recipiente, acondicionamento ou pacote, tendo assumido ao longo dos séculos uma série de significados próprios, de acordo com a evolução e as necessidades do ser humano. As origens da embalagem remontam há mais de 10 mil anos atrás, aos nossos antepassados.
As primeiras embalagens utilizadas foram os troncos de árvores, as conchas, os crânios de animais, as folhas de árvores ou os tecidos.
É possível que uma das primeiras utilizações da embalagem tenha sido na pré-história, quando o Homem começou a envolver carne crua em folhas de árvore. A necessidade de acondicionar surgiu, fundamentalmente, quando as tribos migravam e precisavam de transportar consigo alimentos e água. Cestos fabricados com raízes, pequenos galhos e caules ou até vasos cerâmicos foram outros antepassados das actuais embalagens. O papel terá sido outro dos primeiros materiais de embalagem.
Mais tarde – muito mais tarde – os Descobrimentos e as novas rotas marítimas impulsionaram o desenvolvimento de embalagens mais resistentes e com maior capacidade de conservação dos alimentos.
E em plena Revolução Francesa, corria o ano de 1795, Napoleão (perante a necessidade) sugeriu uma recompensa a quem conseguisse uma ideia para guardar e conservar os alimentos frescos durante as viagens, com o objectivo de alimentar os seus exércitos. Foi então que um dos seus soldados teve a ideia de guardar material consumível numa lata de metal. Surgiram então nesta época, as indústrias de processamento de alimentos e as latas descartáveis.
É portanto muito importante, desde tempos áureos, o seu papel nas nossas vidas.]
Hoje em dia quase tudo vem em embalagens. Sabonete, gel de duche, manteiga, ovos, iogurtes, bebidas, bolachas.
E com a banalização das mesmas, veio a necessidade de criar diferenciação perante o consumidor através do design.
Para as empresas criadoras de produtos, a embalagem e o rótulo têm um papel muito importante na forma como é percepcionada pelos consumidores e também face aos concorrentes, quer seja na comunicação ou na expressão de identidade e valor.
É por isso importante saber que a embalagem deve atender às condições necessárias para cumprir sua função: Deve ser funcional, apelativa, atrair a atenção do consumidor, destacar-se no ponto de venda, intensificar rapidamente o produto, propagar eficientemente a marca, ter aspecto limpo e higiénico, gerar credibilidade e acrescer um novo valor ao produto destacando-se de todas as outras já existentes.
E é importante sublinhar que o Design (neste caso, mas também no seu conceito base) é o resultado de pesquisas, reflexão, experimentação, planeamento e implementação que orientam deste modo, conceito, forma e função.
Por isso sempre que usarem um produto olhem bem para ele e pensem em todo o trabalho que ali está e como a sua existência nos facilita a vida!
Vale mesmo a pena!
Aqui estão alguns exemplos fabulosos do trabalho de designers de todo o mundo, incluindo Portugal e dignos de se destacar:
[Para informações mais detalhadas sobre cada produto, é só clicar em cima da respectiva imagem!]

















Created to look like a tree and be used like a cone, it’s our way of saying thanks and showing you…
We’re simply nuts about our clients.












UNA is the official wine of the 150th anniversary of the unification of Italy.


DESIGN PORTUGUÊS

DESIGN PORTUGUÊS

DESIGN PORTUGUÊS
Para acompanhar o blog DESIGNING by MRS no facebook é aqui